Por que é recomendável fazer investimentos além da poupança?

Por Vitor Tito

Se você conseguiu economizar dinheiro, provavelmente cogitou deixá-lo guardado em uma caderneta de poupança. No entanto, no cenário atual, destinar suas economias à poupança não é a melhor escolha.

No ano de 2015, quem investiu na poupança teve o seu dinheiro corroído devido à inflação e às mudanças de regras que dizem respeito à rentabilidade. Se você deseja atingir os seus sonhos e objetivos, é fundamental que invista suas economias. Os investimentos financeiros, quando bem manejados, são capazes de garantir rendimentos mais altos que os da caderneta de poupança, a riscos tão baixos quanto. Aprenda aqui as vantagens de se investir em aplicações além da poupança.

Investir: o que é?

Investir significa empregar o dinheiro economizado em aplicações que vão render juros. Ao investir, você deve considerar os juros (a rentabilidade), a liquidez e os riscos.

Os investimentos podem ser mediados por bancos e outras instituições financeiras, como corretoras. Uma das regras mais importantes é a diversificação da carteira. Ou seja, para minimizar os riscos, não aposte todas as suas fichas em um único tipo de investimento financeiro.

a. Quais os tipos de investimentos existentes?

Existem vários tipos diferentes de investimentos financeiros. As ações, quando adquiridas, dão direito a uma parte da propriedade de uma empresa. Os fundos de investimento, por sua vez, são a junção de vários investidores que compartilham os riscos e os retornos.

Já os títulos são certificados de dívidas que podem ser emitidos por empresas ou pelo governo. Por fim, existem os CDB’s e RDB’s que funcionam de maneira semelhante aos títulos.

Caso você queira conhecer melhor quanto esses investimentos rendem, sugerimos comparar esses investimentos aqui. 

Agora que você aprendeu o que significa investir, vamos entender como investimentos podem ser muito mais interessantes do que a poupança.

1. Investir pode multiplicar as suas economias

Se existe a possibilidade de aumentar o dinheiro economizado, por que você o deixaria parado? Os investimentos podem garantir rendimentos muito mais interessantes que os da caderneta de poupança, mesmo que você comece com poucas quantias a riscos mais baixos. Conforme adquire confiança e habilidade no manejo de investimentos, pode aumentar o seu portfólio e sua exposição aos riscos.

Analista ou Explorador? Estrategista ou Conquistador? Saiba qual o seu Perfil de Investidor aqui!

2. Garante a estabilidade financeira

A tranquilidade financeira depende do planejamento eficiente do orçamento e da eliminação de desperdícios. No entanto, é fundamental que se tenha consciência da importância dos rendimentos. Quanto menor for valor da rentabilidade, mais difícil será alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. O raciocínio é simples: quanto mais dinheiro você tiver, mais tranquilidade financeira terá.

3. Possibilita uma aposentadoria tranquila, sem INSS

A aposentadoria é uma preocupação comum entre brasileiros. O déficit do INSS avança a passos largos, e as inseguranças relacionadas a previdência do governo crescem. De fato, o INSS não é capaz de manter o padrão de vida de uma pessoa aposentada. Se você deseja se aposentar com tranquilidade, pode buscar investimentos a longo prazo, garantindo uma velhice tranquila. Se você se planejar adequadamente, pode até se aposentar mais jovem!

4. Investir além da poupança te aproxima dos seus objetivos

Todas as pessoas possuem sonhos e objetivos na vida. A realização da maioria das metas exige estabilidade financeira. Assim, ao investir e aumentar as suas rentabilidades, você fica mais próximo de alcançar a viagem dos seus sonhos, ou o curso da faculdade que você sempre quis fazer. É muito importante que você tenha os objetivos claros antes de começar a investir. Assim, você pode escolher investimentos mais adequados em termos de prazos, juros e liquidez.

Se você deseja economizar para uma viagem, talvez deva pensar em investimentos a curto prazo com liquidez alta. Caso deseje investir em sua aposentadoria, precisa pensar em investimentos com retorno a longo prazo, por exemplo.

As vantagens de se investir além da poupança são inúmeras – basta aproveitar

Investir é tão importante quanto poupar dinheiro, pois todo o seu esforço em cortar gastos pode ser desperdiçado se colocado em aplicações ruins, como a caderneta de poupança. Por isso, fique atento e invista em aplicações além da poupança com sabedoria. Você pode montar um portfólio exclusivo e adaptado ao seu perfil com a Monetus. Simule aqui.

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora