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Vieses de consumo: você sabe o que são e como eles interferem em seus gastos?

Equipe Monetus
           

Como tomamos decisões a todo tempo, nosso cérebro busca automatizar alguns processos. Essas automações ou atalhos mentais nos ajudam em várias ocasiões, mas também podem contribuir para a formação de vieses de consumo que podem prejudicar nosso orçamento sem que a gente perceba.

Vieses são pontos de vistas tendenciosos. Portanto decisões tendenciosas nos fazem correr o risco de cometer o erro sem sequer estarmos cientes deles.

Essas tendências estão presentes em vários momentos de nossa vida, das amizades que fazemos às coisas que compramos. É sobre os vieses relacionados ao consumo que apontaremos aqui, mostrando como contorná-los e assim ter maior controle sobre seu orçamento pessoal.

Essas tendências aparecem inclusive dentre as pessoas com planejamento financeiro pessoal bem feito, por isso merece atenção!

Os principais vieses de consumo são:

  • Efeito adesão ou comportamento de manada
  • Efeito halo
  • Falácia dos custos irrecuperáveis
  • Ilusão de controle
  • Viés do ponto cego

Efeito adesão ou comportamento de manada

Esse é um fenômeno psicológico que cria nas pessoas a tendência de acreditar ou fazer algo, porque várias pessoas o fazem. Esse comportamento tem raizes na imitação, artifício natural usado instintivamente pelas pessoas, método primordial para o aprendizado.

No consumo, esse comportamento está relacionado desde ao peso que damos a contratação de serviços mais utilizados sem termos feito uma pesquisa de mercado, ou ao comprar as roupas de marcas mais conhecidas.

Esse viés pode ser útil em algumas decisões, mas também pode facilmente levar a compras supérfluas por não questionarmos nossa real necessidade ou avaliar alternativas mais baratas. Isso pode nos distanciar do sucesso financeiro.

Como evitar o efeito adesão em suas compras:

  • Pesquise por alternativas. Seja do serviço que você deseja contratar ou do produto que queira comprar. Veja vários sites e lojas.
  • Evite viajar em épocas de alta temporada.
  • Antes de seguir a opinião da maioria, analise criticamente o porquê de você precisar daquilo e saber qual o preço realmente justo a se pagar.

Efeito halo

O efeito halo é um viés de consumo que está atrelado ao impacto que nossas primeiras impressões sobre alguém ou algo tem em nossas decisões.

O uso de celebridades em campanhas publicitárias é um artifício que as marcas usam para induzir o efeito halo. As pessoas tendem a estender ao produto a impressão que elas tem da celebridade.

Como evitar o efeito halo?

  • Pesquise concorrentes e compare o custo x benefício do produto;
  • Responda a si mesmo qual a maior importância do produto para você, buscando se distanciar de quaisquer influências externas, como propagandas.

Falácia dos custos irrecuperáveis

Esse viés de consumo impacta as pessoas ao fazê-las se apegarem a custos já ocorridos e irreversíveis. Isso pode causar que decisões futuras sejam impactadas negativamente por esses equívocos do passado.

Para evitar esse viés impacte seu consumo:

  • Evite tomar decisões por orgulho;
  • Estabeleça limites de perda. Isso vale por exemplo no caso de comprar um carro que frequentemente estraga e gera despesas. Assumir que a compra não foi ideal e vender esse carro seria uma boa decisão.
  • Aprenda com os erros do passado. Identifique os custos irrecuperáveis e veja o que te levou a tê-lo.

Ilusão de controle

A ilusão de controle ocorre quando acreditamos equivocadamente em nossa capacidade de afetar eventos futuros.

Esse viés está relacionado a uma autoconfiança alta e otimismo exagerado. A autoconfiança e o otimismo são reforçados a ponto de achar que tem poder sobre os eventos futuros.

O consumo é afetado quando a pessoa não vê a necessidade de avaliar suas decisões e as toma quase que impulsivamente. Não realiza pesquisa comparativas, negocia descontos ou garantias…

O principal problema desse viés é que ele é inconsciente e o principal motivo que o gera tende a ser o que dificulta a melhora.

Embora fazer listas de compras passadas e reavaliá-las pode ser útil, ouvir opiniões de outras pessoas e interiorizá-las costuma ser a melhor opção.

Viés do ponto cego

O viés do ponto cego é a tendência em achar que somos imparciais em nossos julgamentos e ignoramos preferências, crenças, cultura, preconceito…

Falhamos em enxergar a subjetividade de nossas decisões.

Em um supermercado, por exemplo, temos a tendência de consumir mais se estivermos com fome, mas não percebemos ou até não admitimos isso.

Para evitar esse viés, recomenda-se:

  • Procure não tomar decisões de compra de forma impulsiva. Separe um tempo para pesquisar alternativas;
  • Entenda o papel de seu humor, estado emocional e de suas preferências em suas decisões;
  • Tenha costumes como agendar lembretes, usar aplicativos de comparação de preços, levar calculadora e lista para o supermercado, programar aplicações automáticas no banco etc.

Próximos passos

Ter consciência dos vieses de consumo que te levam a gastar o que não devia é normalmente o primeiro e mais crítico passo.

Vemos excelentes resultados no controle orçamento pessoal e isso faz com que seja possível seguir no planejamento financeiro.

Um ponto importante é perceber que muito desses vieses está relacionado em nossas tendências que temos inconscientemente. Isso coloca o problema de ser às vezes muito difícil otimizar esses pontos sem ajuda externa. Um consultor financeiro pode evitar gastos desnecessários e assim rentabilizar melhor seu dinheiro.

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